quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como fazer um trabalho I: A pesquisa escolar



      Todo trabalho que realizamos na escola requer uma pesquisa ou pesquisas de diversos temas e assuntos. Aliás, pesquisar não se prende somente aos trabalhos. Ela está presente em muitos momentos da nossa vida cotidiana. Quando, por exemplo, você quer baixar uma música de certo cantor, quer saber mais sobre quem ele é, qual seu estilo de música... você está fazendo uma pesquisa. E quanto mais pesquisamos, mais nos informamos e temos contato com o que acontece ou o que aconteceu no mundo. Por isso um bom trabalho depende de uma boa pesquisa.


      Para realizar uma boa pesquisa o segredo é: ESTRATÉGIA e ORGANIZAÇÃO. Isto significa que devemos criar etapas para serem cumpridas em determinado tempo e encontrar o melhor jeito de realizá-las.

      Se o professor explicou brevemente o tema a ser pesquisado, você já sabe por onde começar. Se isto não ocorreu, então o que você deve fazer é uma SONDAGEM. A sondagem é uma pesquisa rápida e não aprofundada sobre o tema que você pode realizar facilmente em dicionários, sites, enciclopédias que irão te ajudar a direcionar a pesquisa, ou seja, a sondagem te dará um foco para o trabalho. Quando familiarizado com o tema, é necessário aprofundá-lo. Isto quer dizer, saber onde procurar melhores informações . É aí que entra dois problemas: uso de sites confiáveis e o uso dos livros.

Nem todo site é confiável, lembre-se disso. Muitas informações que estão lá são “achismos”, prejudicando a elaboração do seu trabalho. Portanto, fique atento e FILTRE as informações que você está colhendo.

Outro ponto importante: a internet não é o único meio de pesquisa. Os livros devem ser utilizados nos trabalhos, pois além de serem confiáveis, também exige a leitura. E ler sempre é importante, pois transforma a informação em conhecimento. Por isso, utilize as bibliotecas também.

Quando o material de pesquisa (textos, sites pesquisados, livros utilizados, imagens...) já estiverem definidos, você precisará lê-los. Entretanto, ler não significa que você tenha entendido o que esteja escrito. Um método que ajuda a refletir e a entender o que estamos pesquisando é anotar tudo aquilo que achamos importante. Anote suas ideias, uma frase importante que o autor colocou, enfim, o que achar necessário. Isto te ajudará a ORGANIZAR as ideias e a escrever melhor o trabalho. Por isso tenha sempre à mão: um caderno de anotações (pode até ser uma folha ou fichas de resumo) e um marca texto.

 DICAS DE SITES

É importante que você tenha já em mãos uma lista de sites confiáveis para realização da sua pesquisa, assim como de bibliotecas perto de sua casa. Há também livros digitalizados, os quais você pode baixar para realizar as pesquisas. Portanto, evite utilizar como fonte de pesquisa blog’s e sites em que a edição de texto é aberta. Prefira sites de revistas, de artigos científico-acadêmicos.
         Lista de alguns sites:

         Você também pode procurar um livro específico que há na biblioteca mais próxima de sua casa pela internet. Você também pode ira à biblioteca e pedir informações e ajuda na pesquisa ao bibliotecário. Ele poderá te ajudar e muito no teu trabalho:


         Também pode baixar livros de forma gratuita:



Nenhum comentário: