quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades realizadas na Biblioteca

      Atualmente o espaço da biblioteca não se retringe apenas ao armazenamento e consulta de livros. O seu conceito ampliou de forma significativa, dando à ele novas funções sociais e culturais. Isso ocorre por conta das mudanças que a sociedade sofre, principalmente no que se refere aos rápidos avanços da tecnologia.
      No intuito de acompanhar essas transformações, a nossa biblioteca vem realizando projetos de ação educativa que contribuem para a integração da comunidade escolar, tanto no melhor aproveitamento do espaço como na formação dos alunos.
      Neste semestre realizamos 5 projetos, sendo 3 exposições monitoradas, 2 projetos interativos. A seguir, você confere os projetos realizados:


Exposição 90 anos da Semana de 22 (15/02 - 24/02)
      A biblioteca realizou uma mini-exposição monitorada sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna para os alunos de Ensino Fundamental II e Médio.
Nos intervalos, no intuito de dinamizar a exposição, haviam músicas da década de 20 para os alunos terem maior contato com a produção artística do período.

 
Exposição Dia Internacional da Mulher (08/03 - 16/03)
      Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a biblioteca realizou uma mini-exposição monitorada sobre as mulheres na história com os alunos do Fundamental I e II, e Ensino Médio. Ao final, foi realizado a análise da música "Desconstruíndo Amélia" da cantora Pitty para debater sobre as mudanças e permanências sobre o papel social da mulher hoje em dia.


Segundas e Sextas de Papo Literário (parte I) (30/03 - 15/06)
      Voltado para o Ensino Médio, o projeto visa uma roda de conversa sobre os livros indicados para o vestibular abordando o contexto histórico, o significado e a importância da obra e do autor que a produziu.


Projeto Monteiro Lobato (18/05 - 27/04)
      No dia 18/04 é comemorado do Dia Nacional do Livro. É também nesta data que nasceu um dos nosso maiores autores da nossa literatura infanto-juvenil: Monteir Lobato. Por isso, a biblioteca realizou uma exposição do Sítio do Pica-Pau Amarelo para comemorar essas datas, com pintura dos personagens, música e uma breve aula sobre Monteiro Lobato. Os alunos dos Jardim, 1º ano e 2º ano participaram da atividade.
  

Projeto Varal das Ideias
      O Varal das Ideias é um projeto idealizado pela biblioteca com a finalidade de promover a integração da comunidade escolar a partir do compartilhamento de ideias, pensamentos, vivência e experiências, expectativas...,enfim o que vier à cabeça dos alunos, professores, funcionários em geral do colégio.


Nenhum comentário: