quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades realizadas na Biblioteca

      Atualmente o espaço da biblioteca não se retringe apenas ao armazenamento e consulta de livros. O seu conceito ampliou de forma significativa, dando à ele novas funções sociais e culturais. Isso ocorre por conta das mudanças que a sociedade sofre, principalmente no que se refere aos rápidos avanços da tecnologia.
      No intuito de acompanhar essas transformações, a nossa biblioteca vem realizando projetos de ação educativa que contribuem para a integração da comunidade escolar, tanto no melhor aproveitamento do espaço como na formação dos alunos.
      Neste semestre realizamos 5 projetos, sendo 3 exposições monitoradas, 2 projetos interativos. A seguir, você confere os projetos realizados:


Exposição 90 anos da Semana de 22 (15/02 - 24/02)
      A biblioteca realizou uma mini-exposição monitorada sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna para os alunos de Ensino Fundamental II e Médio.
Nos intervalos, no intuito de dinamizar a exposição, haviam músicas da década de 20 para os alunos terem maior contato com a produção artística do período.

 
Exposição Dia Internacional da Mulher (08/03 - 16/03)
      Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a biblioteca realizou uma mini-exposição monitorada sobre as mulheres na história com os alunos do Fundamental I e II, e Ensino Médio. Ao final, foi realizado a análise da música "Desconstruíndo Amélia" da cantora Pitty para debater sobre as mudanças e permanências sobre o papel social da mulher hoje em dia.


Segundas e Sextas de Papo Literário (parte I) (30/03 - 15/06)
      Voltado para o Ensino Médio, o projeto visa uma roda de conversa sobre os livros indicados para o vestibular abordando o contexto histórico, o significado e a importância da obra e do autor que a produziu.


Projeto Monteiro Lobato (18/05 - 27/04)
      No dia 18/04 é comemorado do Dia Nacional do Livro. É também nesta data que nasceu um dos nosso maiores autores da nossa literatura infanto-juvenil: Monteir Lobato. Por isso, a biblioteca realizou uma exposição do Sítio do Pica-Pau Amarelo para comemorar essas datas, com pintura dos personagens, música e uma breve aula sobre Monteiro Lobato. Os alunos dos Jardim, 1º ano e 2º ano participaram da atividade.
  

Projeto Varal das Ideias
      O Varal das Ideias é um projeto idealizado pela biblioteca com a finalidade de promover a integração da comunidade escolar a partir do compartilhamento de ideias, pensamentos, vivência e experiências, expectativas...,enfim o que vier à cabeça dos alunos, professores, funcionários em geral do colégio.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Será que esse amor rola?

Olha pra mim
Eu preciso te contar
O que anda tirando meu sono
Simplesmente não consigo
Ficar apenas te olhando
E nada mais poder dizer
Que é contigo que venho pensando
Eu andei até chorando
Por falta de coragem pra dizer
Que muito eu te amo, você não sabe o quanto
Minha vida, meu doce encanto

Olha aqui
Te peço pelo menos compreender
O motivo de nada ter dito pra você
Eu quero muito estar contigo
Te amar, dar meu carinho
Eu sei que essa timidez me apavora
Mas já que estou aqui
Será que esse amor rola?


Anna Beatriz - 7ºC

Aí, o que você achou do poema da Anna? Não deixe de comentar! =]

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conhecendo um pouco das regras da biblioteca


O assunto de hoje é sobre as regras que existem na biblioteca, pois precisamos entender como melhor utilizá-la. Estas regras não se aplicam somente a nossa biblioteca, mas em TODAS, o que exige certo tipo de comportamento nestes ambientes. Por isso, fique atento a estas normas para não “pagar mico” e ser convidado a se retirar. Então, vamos lá!

1º. Não é permitido comer e beber dentro da biblioteca e nem nas salas de estudos
         Além de provocar odores desagradáveis (como aquele salgadinho de queijo que tem cheiro parecido com chulé) e incomodar as pessoas que estão estudando (imagina alguém toda hora perto do seu ouvido fazendo crac-crac?), comer e beber dentro da biblioteca atrai baratas, insetos, formigas, ratos. Atraindo esses bichinhos, alguém pode ser picado, pode ser contaminado, pode provocar reações alérgicas e (por incrível que pareça), contribui para a degradação dos livros. Isso mesmo! Esses bichinhos além de contaminarem os livros que vocês pegam emprestado, também acabam por comer as folhas (que tenso!).

2º. Livros atrasados estão sujeitos à multa
         Pois é meus queridos e queridas! Quando atrasamos um livro devemos ou pagar uma multa ou levar uma suspensão dependendo da biblioteca (em bibliotecas públicas você não paga nada, mas fica um tempinho sem poder fazer empréstimos), pois outras pessoas também aguardam para pegar o livro que está com você. Por isso, colabore para que todos possam ler. ;)

3º. Biblioteca é lugar de silêncio
         Ponto muito importante! A biblioteca é um lugar que exige tranquilidade e silêncio, pois muitos a utilizam para estudar e, ficar falando alto, desconcentra. Claro que ninguém precisa fazer o jogo da vaca-amarela (calado para todo o sempre), mas fale baixinho e respeite o pessoal, certo?

4º. Antes de ir embora, arrume as mesas e as cadeiras
         Vamos combinar, né, é muito ruim você usar uma mesa que está toda suja e com as cadeiras fora do lugar. Então, colabore para deixar a biblioteca um lugar mais organizado para que todos possam utilizá-la da melhor maneira possível.

Em caso de perda ou danificação, será cobrado o valor do livro
         Pois é meus amigos e minhas amigas! Quando pegamos emprestado um livro na biblioteca ele é como um filho, é sua RESPONSABILIDADE. Se alguma coisa acontecer com ele, quem será cobrado é você! Por isso, tome cuidado a onde o guarda e o deixa. Além de quê, outras pessoas também querem ler esse livro. É super chato pegar um que esteja com a capa ou folhas caindo, riscados, rasgados.

6.º Os computadores devem ser utilizados apenas para trabalhos e pesquisas escolares
        A biblioteca não tem computadores para todos os alunos e, como já dito, biblioteca é um lugar de estudo. Imagina você precisando fazer um pesquisa super importante e um colega jogando no computador? Não ia ser nada legal.  

Hoje vimos algumas regras gerais de como utilizar a biblioteca. Respeitá-las significa à cima de tudo respeitar todos que utilizam o espaço para estudar, pesquisar, realizar trabalhos, que querem ter mais conhecimento. Colabore e faça sua parte.

Para mais informações, no site do colégio temos uma página com mais algumas regras de como utilizar as nossas bibliotecas. Dê uma conferida para ficar dentro do assunto:



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como fazer um trabalho I: A pesquisa escolar



      Todo trabalho que realizamos na escola requer uma pesquisa ou pesquisas de diversos temas e assuntos. Aliás, pesquisar não se prende somente aos trabalhos. Ela está presente em muitos momentos da nossa vida cotidiana. Quando, por exemplo, você quer baixar uma música de certo cantor, quer saber mais sobre quem ele é, qual seu estilo de música... você está fazendo uma pesquisa. E quanto mais pesquisamos, mais nos informamos e temos contato com o que acontece ou o que aconteceu no mundo. Por isso um bom trabalho depende de uma boa pesquisa.


      Para realizar uma boa pesquisa o segredo é: ESTRATÉGIA e ORGANIZAÇÃO. Isto significa que devemos criar etapas para serem cumpridas em determinado tempo e encontrar o melhor jeito de realizá-las.

      Se o professor explicou brevemente o tema a ser pesquisado, você já sabe por onde começar. Se isto não ocorreu, então o que você deve fazer é uma SONDAGEM. A sondagem é uma pesquisa rápida e não aprofundada sobre o tema que você pode realizar facilmente em dicionários, sites, enciclopédias que irão te ajudar a direcionar a pesquisa, ou seja, a sondagem te dará um foco para o trabalho. Quando familiarizado com o tema, é necessário aprofundá-lo. Isto quer dizer, saber onde procurar melhores informações . É aí que entra dois problemas: uso de sites confiáveis e o uso dos livros.

Nem todo site é confiável, lembre-se disso. Muitas informações que estão lá são “achismos”, prejudicando a elaboração do seu trabalho. Portanto, fique atento e FILTRE as informações que você está colhendo.

Outro ponto importante: a internet não é o único meio de pesquisa. Os livros devem ser utilizados nos trabalhos, pois além de serem confiáveis, também exige a leitura. E ler sempre é importante, pois transforma a informação em conhecimento. Por isso, utilize as bibliotecas também.

Quando o material de pesquisa (textos, sites pesquisados, livros utilizados, imagens...) já estiverem definidos, você precisará lê-los. Entretanto, ler não significa que você tenha entendido o que esteja escrito. Um método que ajuda a refletir e a entender o que estamos pesquisando é anotar tudo aquilo que achamos importante. Anote suas ideias, uma frase importante que o autor colocou, enfim, o que achar necessário. Isto te ajudará a ORGANIZAR as ideias e a escrever melhor o trabalho. Por isso tenha sempre à mão: um caderno de anotações (pode até ser uma folha ou fichas de resumo) e um marca texto.

 DICAS DE SITES

É importante que você tenha já em mãos uma lista de sites confiáveis para realização da sua pesquisa, assim como de bibliotecas perto de sua casa. Há também livros digitalizados, os quais você pode baixar para realizar as pesquisas. Portanto, evite utilizar como fonte de pesquisa blog’s e sites em que a edição de texto é aberta. Prefira sites de revistas, de artigos científico-acadêmicos.
         Lista de alguns sites:

         Você também pode procurar um livro específico que há na biblioteca mais próxima de sua casa pela internet. Você também pode ira à biblioteca e pedir informações e ajuda na pesquisa ao bibliotecário. Ele poderá te ajudar e muito no teu trabalho:


         Também pode baixar livros de forma gratuita: